segunda-feira, maio 28

General Lord George Henry Lennox


General Lord George Henry Lennox (1737 – 1805)



Era filho do General Charles Lennox (1701-1750), 2º duque de Richmond, de Lennox e d'Aubigny, conde de March - famoso pelo seu apoio ao Cricket - e de Lady Sarah Cadogan, filha do General William Cadogan, 1º conde de Cadogan. Lord George Lennox era bisneto do rei Carlos II, por varonia. Apesar da sua ilustre varonia Stuart, o general Charles Lennox não teve dúvidas em apoiar a dinastia de Hnnover tendo servido sob as ordens do Duque de Cumberland, contra o levantamento Jacobita em 1745, chefiado por Bonnie Prince Charlie, desigandamente na Batalha de Culloden em 1746.

Lord George Lennox casou em 1759 com Lady Louisa Kerr, filha de Sir William Henry Kerr, 4º marquês de Lothian – ajudante-de-campo do citado duque de Cumberland na batalha de Culloden - e de Lady Caroline Darcy.
Seu filho Charles Lennox (1764-1819) acabaria por suceder, em 1806, no título e na Casa, como 4º duque de Richmond, devido à morte sem geração de seu tio paterno o 3º duque de Richmond.

Tendo casado com uma filha do 4º duque de Gordon, chefe do poderoso clan Gordon apoiantes dos Stuarts, seu filho Charles Lennox acabaria por herdar a fortuna dos Gordon, após a morte sem geração de seu tio materno George Gordon, 5º duque de Gordon.

George Lennox foi Coronel do 33rd Regiment of Foot até 1762, tendo combatido na guerra dos Sete Anos, na Alemanha e em França, participando nas batalhas Minden e Campen.

Posterioremente foi nomeado Coronel do King's Own Scottish Borderers.

Lord George Lennox usou um ex-líbris com as armas de Lennox partido de Kerr, seguindo uma tradição heráldica em uso na Inglaterra.

F 18146