quinta-feira, outubro 12

Alexandre de Riquer

In Memoriam ALEXANDRE DE RIQUER i YNGLADA (1856-1920)

Alexandre de Riquer i Ynglada, nascido na Catalunha numa família aristocrática[1] de filiação Carlista, foi um Artista completo na melhor tradição da Renascença, tendo-se dedicado à pintura, ao desenho, à decoração, à poesia, à gravura e à ilustração gráfica.

As suas ilustrações de livros e os seus cartazes tornaram-se famosos e ainda hoje são objecto de procura por coleccionadores. Sendo um bibliófilo isso conduziu-o para um interesse empenhado para os ex-líbris como forma artística de expressar a propriedade de um livro.

A introdução e divulgação do ex-líbris moderno em Espanha e, em particular na Catalunha, deve muito aos seus esforços e actividade quer, como artista (criou para cima de 100 ex-líbris), co-fundador da pioneira «Revista Ibérica de Ex-Libris», quer como autor de numerosos artigos sobre a temática publicados em revistas de artes gráficas.

Com o apoio de um grande coleccionador e mecenas alemão, Riquer publicou em 1903 um livro com primorosa ilustração sobre os seus ex-líbris - Alexandre de Riquer. Ex Libris, com edições em Barcelona e Leipzig e mais tarde em Londres.

Ainda hoje muito apreciado pelos apaixonados pelas artes gráficas e pelos coleccionadores de ex-líbris, com destaque para a Espanha e Portugal, a sua obra foi exaustivamente investigada e estudada pelos Professores Eliseu Trenc de Ballester e Joan-Lluís de Yebra.

(cfr. Trenc, Eliseu, Alexandre de Riquer, Caixa Terrassa & Lunwerg S. A. Ed.,2000; Yebra, Joan-Lluís de, Alexandre de Riquer i l'exlibrisme, Barcelona, Universitat de Barcelona, 1983 e Alexandre de Riquer y Ynglada, in «A Arte do ex-libris», APEL, Vol. XIV, # 105, Porto, 1985, p. 13-14).

O nosso agradecimento ao Senhor Xavier de Riquer pela permissão de usar as imagens da foto seu avô e de alguns dos seus ex-líbris.

Para saber mais: http://pyreneweb.free.fr/gravure/atelier/alex1.htm Artigo do Prof. Eliseu Trenc Ballester & Alan Yates - The British Connection in Catalan Modernisme em http://www.anglo-catalan.org/publications/acsop.php?r=acsop&d=05Alexandre_de_Riquer&f=00Title.txt

[1] Alejandre de Riquer era filho de Don Martí de Riquer y de Comelles, 6º marquês de Benavent e dirigente Carlista, o que motivaria o seu exílio em França com a família. Sucedeu a seu pai como 7º conde de Casa de Dávalos.